Rui Mendes

Ator

Jurado da Categoria 3 - Artes Cénicas

Neto do ator Henrique de Albuquerque, falecido em 1942, Rui Mendes nasceu em Coimbra, a 19 de julho de 1937.

Estudou no Liceu Camões, em Lisboa, e frequentou o curso de arquitetura na Ecola de Belas-Artes de Lisboa.

A sua primeira intervenção no Teatro surge em 1955 com a criação de cenários para a peça de estreia do Grupo Cénico da Faculdade de Direito de Lisboa, em colaboração com o pintor Rafael Calado, “As Surpresas do Regresso” de Plauto, no Teatro da Trindade. No ano seguinte estreia-se, simultaneamente, no teatro profissional com a peça “A Ilha do Tesouro”, no Teatro do Gerifalto e também no Teatro da Trindade, onde permanece 5 anos como ator e cenógrafo. Pontualmente, trabalha em arquitetura ou como desenhador, ilustrador e cartazista.

Forma o “Grupo 4”, juntamente com Irene Cruz, João Lourenço e Morais e Castro, onde permanece até 1980.

Estreia-se como encenador em 1968, dirigindo “O Mestre” de Ionesco para o Grupo de Teatro da Philips Portuguesa.

Em 1971 é distinguido com os Prémios para Melhor Ator do Ano em teatro musicado pelo SEIT (ex SNI) e pela Crítica, os quais recusa publicamente como forma de protesto contra a Censura e a falta de apoio ao Teatro. Entre 1972 e 1974 foi impedido, com outros atores, de trabalhar na Emissora Nacional, em virtude de posições políticas assumidas.

Em 1974 participa na fundação do Ádóque, iniciando-se também nesse ano a construção do Teatro Aberto cujo projeto lhe pertence, baseado em estudos prévios do arquiteto e dramaturgo Augusto Sobral.

Foi professor no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Teatro e Cinema e, simultaneamente, encenador e ator nos Teatros Nacional de D. Maria II, Villaret, Cornucópia e Malaposta, onde representou ou encenou autores desde Shakespeare, Molière, Garrett, Tchekov, Bertold Brecht. Jean Giraudoux, entre outros.

Ao longo de mais de quarenta anos foi presença assídua na televisão (séries, telefilmes, novelas).

Durante oito anos foi Presidente da Assembleia-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo e fundador e primeiro Presidente da Direcção da C.A.D.A. e mais tarde, Presidente da Assembleia Geral da G.D.A. (Gestão dos Direitos dos Artistas)

 

Fontes:

www.e-cultura.pt/Anexos/Biografia%20de%20Rui%20Mendes.doc;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Mendes

Apoios

Parceiro Premium: