Testemunhos

A Equipa de Lisboa Penal 3 tomou conhecimento da informação referente ao concurso “Mostra de Autores Desconhecidos” através da divulgação operada pelo Departamento de Solidariedade e Inovação Social da Câmara Municipal de Sintra. A identificação de artistas desconhecidos provenientes de zonas urbanas menos favorecidas revelou-se, no caso concreto, como uma oportunidade para o concorrente revelar a sua arte e sonhar com o desenvolvimento das suas competências musicais (as quais já fazem parte integrante do seu modo de vida). Neste sentido, e em jeito de mera opinião, permitimo-nos afirmar que esta iniciativa do IGAC se afigurou como que de primordial importância ao nível motivacional proporcionando a laicização das obras do músico concorrente.

Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais | Equipa de Lisboa Penal 3

                              Maria Manuela Ramos (Coordenadora da Equipa)

Ana Mafalda Pereira (Técnica Superior de Reinserção Social)

 

Vejo que no prosseguimento deste  evento,  irá surgir uma nova geração de potenciais autores que dignificarão as Artes Portuguesas nos mais diversos campos, merecendo portanto todo o apoio possível e até impossível da IGAC e não só.

 António Casimiro (Direção da Sociedade Portuguesa de Autores)

 

Participar na Mostra Autores Desconhecidos foi, para além de uma honra, a possibilidade de apreciar o que vai sendo feito no país longe do olhar do público, fora dos circuitos de produção artística. A maior parte dos concorrentes já criavam antes deste evento e, com toda a certeza, muitos deles continuarão a criar depois dele, alheios à projeção ou reconhecimento que as suas obras possam vir a ter. O que prova que a arte, mais do que uma “profissão de artistas”, é uma necessidade humana, comum a todos os seres, e com força bastante para surgir no mais profundo anonimato, nos mais variados meios, sem que necessite de um holofote ou de um rótulo de celebridade para surgir. Considero muito louvável a iniciativa de dar a conhecer quem faz arte com um tal desprendimento.

João Felgar (Escritor)

 

O Concurso “ Autores desconhecidos” promovido pela IGAC  no qual já tinha participado como jurada é para mim uma iniciativa corajosa e brilhante que se revela produtiva na descoberta de novos valores abrindo hipóteses  a autores em varias áreas da criação. Iniciativa que se deve manter pelo seu valor artístico, cultural e social.

Leonor Silveira (Atriz)

 

O entusiasmo dos candidatos, o elevado nível humano e intelectual dos membros do júri, o mérito dos parceiros, o público… e a qualidade das obras submetidas “Mostra” que vale a pena procurar talentos, apresentá-los e dar corpo e voz à sua alma.

Para a IGAC é uma enorme satisfação ver que valeu a pena apostar no invisível, no anónimo, no desconhecido… porque, afinal, a Cultura é o que nos faz crescer como pessoas e cidadãos do mundo. É, sem dúvida, uma aposta para continuar.

Luís Silveira Botelho (Inspetor-geral das Atividades Culturais)

 

Foi  um desafio o convite que me fizeram, foi um grande prazer poder fazer parte deste projecto e quando chegou o dia da entrega de prémios até emocionada fiquei!! Estarei sempre disponível para apoiar a arte que se faz no nosso país e agradeço o facto de me terem incluído num projecto tão aliciante, onde se dá valor ao talento dos portugueses. Obrigada e estarei cá para o que precisarem.

 Marisa Liz (Cantora)

 

Tive muito gosto em associar-me a esta iniciativa e espero que continuem a haver apoios que proporcionem eventos como este a pessoas com menos condições de mostrar as suas aptidões nas áreas culturais que mais gostam.

Sofia Simões (Artista Plástica)

Apoios

Parceiro Premium: