Regulamento
A edição de 2015 do concurso “Mostra de Autores Desconhecidos”, subordinada ao tema “Desenvolvimento: faz a diferença e liberta uma ideia”, decorreu nos estabelecimentos prisionais do país entre 14 de julho e 30 de setembro de 2015, período prorrogado até 13 de novembro e que permitiu a apresentação de um total de 202 obras, por 197 participantes de 32 estabelecimentos.
Durante o mês de outubro de 2015, a IGAC (Inspeção-geral das Atividades Culturais), o CIEJD (Centro de Informação Europeia Jacques Delors) e o Instituto Camões realizaram um total de 14 ações de formação junto de vários estabelecimentos prisionais com o objetivo de promover a divulgação do concurso, que tiveram a seguinte distribuição geográfica por NUTS II:
Norte – Paços de Ferreira, Porto, Santa Cruz do Bispo e Vale do Sousa
Centro – Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Leiria
Lisboa – Caxias, Linhó, Lisboa e Montijo
Alentejo – Beja e Pinheiro da Cruz
Estas sessões incidiram sobre “União Europeia – suas origens, evolução e direitos dos cidadãos europeus” e “A natureza da criação intelectual, dos direitos de autor e conexos” e contaram com a participação de 439 reclusos.
Para se candidatarem, os concorrentes tiveram de se inscrever (individual e/ou coletivamente) junto do seu estabelecimento prisional e aí proceder à entrega de um ou mais trabalhos (originais da sua autoria) até 13 de novembro de 2015.
Estes trabalhos / obras foram submetidas pelos candidatos a uma das cinco categorias do concurso, dentro dos moldes previstos no regulamento:
- Categoria 1 – Literatura (Poesia, Conto, Artigo de Opinião)
- Categoria 2 – Artes Visuais (Pintura, Desenho)
- Categoria 3 – Banda Desenhada
- Categoria 4 – Música
- Categoria 5 – Teatro
Para que a candidatura fosse aceite, era necessário que os participantes acautelassem antecipadamente a originalidade das obras apresentadas a concurso.
Após análise dos 202 trabalhos pelos júris locais, apenas 109 obras (de 152 autores) passaram à avaliação pelo júri nacional, de onde resultaram 7 obras vencedoras e 1 menção honrosa. Importa referir que, dada quantidade de obras literárias apresentadas, o júri institucional decidiu atribuir 1 prémio por cada subcategoria da categoria 1 (Literatura).
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos, no passado dia 4 de fevereiro de 2016.