Mariana Paraízo

Artes Cénicas - Dança

Mariana Paraízo nasceu no Brasil e foi viver para Portugal com 14 anos. Em 2010 completou o Curso de Dança da Escola Superior de Dança e foi finalista no programa de televisão “Dança com as Estrelas”.

A partir de 2007 tem atuado, como free-lancer, em diversos países pela Europa (hip-hop e dança contemporânea) e como artista independente – em digressões pela Rússia como performer principal do ADAM (Associação de Dança e Artes da Madeira); pela Dinamarca durante dois anos como performer do “Cirkusrevyen” , com coreografia de René Vinther; por Portugal, Espanha e Luxemburgo com vários projetos, tendo trabalhado com coreógrafos de renome como Olga Roriz, Rui Horta, Rui Lopes Graça, Teresa Ranieri, André Mesquita, José Grave, Hofesh Shechter, para nomear apenas alguns.

Trabalhou como coreógrafa durante 5 anos na “Ritmos Urbanos – Produções de Espetáculo”, em Portugal. Em 2012,durante um mês, Mariana viajou para Los Angeles, E.U.A. para aperfeiçoar a sua técnica e perícia de hip-hop. Desde que se instalou na Autrália, em 2013, tem atuado como artista independente em diversas ocasiões (Dance week – Ausdance QLD, Short + Sweet Sydney, MadDanceHouse Hype, APAM 2014), onde trabalhou com coreógrafos australianos como Claire Marshall e Katrina Lazaroff.