Ana Vidigal
![](http://autoresdesconhecidos.pt/2014/wp-content/uploads/sites/2/2015/01/Ana_Vidigal-e1422981235318.jpg)
Pintora
Jurada da Categoria 2 - Artes Plásticas e Visuais
Pintora, Ana Vidigal nasceu em Lisboa, em 1960. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 1984 e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Juntamente com artistas da mesma geração (Casqueiro, Alda Nobre, Madalena Coelho, Jaime Lebre, Inês Simões), formou o grupo “Talentos Emergentes”.
“A pintura é tudo o que se cola” define o trabalho de Ana Vidigal. A sua pintura é feita por acumulação de diversos materiais na tela. O processo criativo assenta na reciclagem de elementos exteriores à pintura, elementos esses que podem ir desde objetos da sua infância a elementos característicos da cultura dos anos sessenta. As suas colagens podem assumir duas vertentes: colagens sobre a tela ou colagens tridimensionais. Em qualquer das vertentes, Ana Vidigal realiza obras que se referem sempre à condição social da mulher.
Em 1995, o Metropolitano de Lisboa foi convidada a executar um painel de azulejos para a estação de Alvalade, convite renovado em 2002 mas desta vez para a estação de Alfornelos. Em 1999 recebeu o Prémio Maluda para jovens pintores e foi selecionada pela Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para integrar a coleção de pinturas de onze artistas oferecidas ao Brasil, tratando o tema “A carta de Pero Vaz de Caminha”.
Fonte:
Biografia de Ana Vidigal, Blog de Ana Vidigal, Facebook de Ana Vidigal