Tozé Brito

Sociedade Portuguesa de Autores

Jurado da Categoria 3 - Artes Cénicas

Tozé Brito ou António José Correia de Brito nasceu a 25 de Agosto de 1951 na cidade do Porto e cedo manifestou o seu interesse pelo pop-rock, universo musical que explorou de modo autodidata. Formou o seu primeiro grupo musical (“Grupo 4”) aos dezasseis anos, posteriormente contribuiu para a criação da banda “Pop Five Music Incorporated” para o qual compôs a sua primeira canção e com o qual editou o primeiro fonograma. Em 1969 foi convidado por José Cid a integrar o grupo “Quarteto 1111”; paralelamente, formou os “Green Windows” com José Cid, Moniz Pereira e Mike Sergeant. Estes dois grupos acabariam por desaparecer e Tozé Brito criaria, juntamente com Mike Sergeant, os “Gemini”, cujo fim ditaria o início da sua atividade como profissional da indústria musical ao ir trabalhar para a editora Polygram.

Ao longo de uma carreira que conta já com 40 anos de actividade, as suas canções foram interpretadas por inúmeros cantores e grupos nacionais entre eles as Doce, Adelaide Ferreira, Lúcia Moniz, Marta Plantier, Paulo de Carvalho, José Cid, Quarteto 1111, Carlos do Carmo, Simone de Oliveira, Victor Espadinha, Ana Moura, Antonio Zambujo, entre muitos outros.

A par da sua atividade como músico e editor, compôs ainda música para: teatro de revista, comédias musicais, cinema e televisão. Foram também da sua autoria vários textos interpretados em programas humorísticos de Herman José.

Atualmente, Tozé Brito é administrador e diretor da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores).

A vasta e abrangente experiência fazem de Tozé Brito um dos mais importantes e conceituados profissionais da indústria da música em Portugal.

Fonte: http://www2.fcsh.unl.pt/inet/workshop/workshop/Toze_Brito.html

Apoios

Parceiro Premium: