António Mateus

Jurado da Categoria 1 - Literatura (Subcategoria 1.3 - Artigo de Opinião)

Nascido em 1960, António Mateus é um jornalista com uma vasta experiência internacional (tendo entrevistado inúmeras personalidades do panorama mundial: Desmond Tutu, Chester Croker, Joaquim Chissano, Frederik de Klerk,…) e o maior especialista português na vida e obra de Nelson Mandela.

Após a libertação de Mandela, em 1990, António Mateus foi destacado como delegado da Agência Lusa para a África do Sul, onde permaneceu dez anos, acompanhando o líder histórico desde a sua libertação até à sua retirada da vida pública. O privar com o Nobel da Paz valeu-lhe a distinção com uma menção honrosa no Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos e Integração”, da Comissão Nacional da UNESCO, pela reportagem “Nelson Mandela: os caminhos da liberdade”.

A cobertura do funeral para a RTP foi da sua autoria, bem como duas das obras literárias integradas na bibliografia oficial de Mandela:

“Mandela: a construção de um homem”

“Mandela: o rebelde exemplar”

Foi primeiro conselheiro de comunicação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, diretor-fundador da revista «Focus», editor de Política Internacional da RTP, coordenador principal da RTP África e, atualmente, apresenta o programa de Relações Internacionais da RTP “Olhar o Mundo”.

Fontes: Site da Wook; Site da RTP

Apoios

Parceiro Premium: