Sobre a IV Edição

O concurso “Mostra de Autores Desconhecidos”

Este projeto enquadra-se na participação do setor da cultura na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA).

Esta Edição conta com estreita Colaboração da Serve the City. Uma rede de voluntariado mundial de organizações locais em mais de 80 cidades em todo o mundo, que procura mobilizar pessoas de todas as condições e convicções para uma cidadania ativa, responsável e de proximidade.

Nesta IV Edição promove-se um novo concurso com o objetivo de avaliar e premiar criações artísticas nas áreas da Literatura, Artes Plástica e Visuais, Música, Artes Cénicas e Audiovisual e Multimédia, dirigido a adultos a partir dos 18 anos, em situação de sem abrigo. Os concorrentes são responsáveis pela originalidade dos trabalhos apresentados, garantindo a respetiva autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de eventuais reclamações de terceiros no que diz respeito a violação de direitos de propriedade intelectual ou outros que decorram da lei aplicável.

O desenvolvimento desta edição conta mais uma vez com o apoio da Associação DNS.PT – entidade nacional responsável pelo registo do domínio Internet de topo .pt – que desde o início se associou a este projeto, na qualidade de parceiro premium, contribuindo para a promoção da inclusão digital.

Esta iniciativa da “Mostra de Autores Desconhecidos” tem como objetivo genérico:

  • Premiar a criatividade artística e dar visibilidade a autores desconhecidos;
  • Sensibilizar os intervenientes para a interiorização de comportamentos associados à defesa do Direito de Autor;
  • Promover o reconhecimento social dos autores oriundos de áreas menos favorecidas ou mais adversas;
  • Promover o conhecimento sobre as áreas de atuação da IGAC, aumentando a sua visibilidade numa lógica de simultânea promoção das competências pessoais e sociais do público-alvo

São objetivos específicos do concurso:

  • Promover e valorizar competências pessoais e artísticas dos criadores, de modo a poderem vir a ser consideradas como uma alternativa de futuro;
  • Valorizar as instituições de acompanhamento/apoio na sua função de enquadramento social;
  • Promover a satisfação pessoal, integração social e cultural das mulheres e homens através da divulgação das suas obras;
  • Destacar a relevância do trabalho desenvolvido pelos agentes culturais que se associem, a qualquer título, ao desenvolvimento do concurso.